Nossa História
O Centro Espírita Nosso Lar nasceu em 28 de janeiro de 1949, na rua Ezequiel Freire, 732, Santana. Casa onde morou o idealizador desta obra, João Castardelli que, aos 12 anos, já escrevia textos espiritualistas para o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.
Desencarnou jovem, vítima de séria doença que aos 18 anos não lhe permitia a saída de casa. Desta forma, a família intensificou os estudos da Doutrina Espírita, e João passou a dirigir os trabalhos e reuniões em seu lar.
Mesmo após o seu desencarne, as reuniões continuaram, e a cada encontro o número de frequentadores crescia, o que levou Paulo Castaldelli a oficializar os encontros, fundando o Centro. O sonho de João estava se concretizando.
No dia da cerimônia de inauguração, foi criado o primeiro estatuto da Instituição, cuja finalidade é promover a caridade espiritual e material, sem qualquer distinção de crença religiosa, nacionalidade, cor, sexo ou faixa etária. Lembrando-se da orientação de João, o trabalho do Centro foi intensificado nos cuidados às crianças órfãs.
Uma mensagem espiritual muda o curso dos trabalhos, enfatizando que deveria cuidar de crianças portadoras de deficiência física e mental.
As diretrizes da Instituição são consequências do estudo e prática da Doutrina Espírita.
Resultado do trabalho assistencial do Centro é inaugurada em 26 de janeiro de 1958 a Casa da Criança André Luiz em Vila Galvão, para a assistência de crianças portadoras de deficiência mental, após quatro anos a personalidade jurídica da Entidade muda para Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Para atender a enorme demanda por vagas foi construída a Casa 2 (hoje classificada como Unidade de Longa Permanência), no bairro Picanço.
Em 11 de maio de 1989, foi a vez da Unidade Doutrinária de Vila Galvão, ocupando o antigo prédio onde funcionava a Casa da Criança, anteriormente a Unidade funcionou na Rua 13 de Maio, 314, desde 1959.
Em dezembro de 1990 surge o Centro Espírita no bairro de Vila Gustavo. No mesmo ano foi criada a Fundação Espírita André Luiz para estimular a divulgação da Mensagem Espírita e no ano seguinte, 1991, o Ambulatório de Deficiência Mental, em Vila Galvão, oferecendo tratamento de qualidade de vida ao paciente que continua partilhando do convívio familiar e social. Recentemente em março de 2017, a Unidade de Vila Gustavo foi reinaugurada ganhando novo prédio em novo endereço.
Em julho de 2003 foi inaugurada a Unidade Doutrinária de Santos, fechada no ano de 2015.
Em 14 de junho de 2004 era a vez de inaugurarmos a Unidade Doutrinária que funciona no Hospital João Evangelista, hoje Hospital Cantareira.
E em 2007 a Unidade de Longa Permanência ganhou espaço para as realizações de palestras, passe e atendimento fraterno aberto ao público em geral.
Nossa missão de divulgar a Doutrina cresce cada vez mais, assim como a Assistência Social aos necessitados.
Nas Unidades Doutrinárias oferecemos:
Recepção do plantão de orientação
Plantão de Orientação – que é o atendimento fraterno
Reuniões Públicas
Passes
Reuniões de Orientações aos Espíritos (público não participa)
Reuniões de Relacionamento Familiar
Grupo de Apoio Fraterno aos Dependentes Químicos e Familiares
Curso de Doutrina Espírita
Mocidade e Evangelização Infantil
Fora do âmbito das Unidades Doutrinárias estendemos atendimentos:
Grupo de Apoio Fraterno às mães dos pacientes do Ambulatório de Vila Galvão
Trabalhos Externos (hospitais, presídios, F. CASA e Casas de David)
Atendimentos Doutrinários na Unidade de Longa Permanência
Atendimento Social na Unidade de Longa Permanência (U.L.P.).
Casa da Criança André Luiz fundada em 1958, no que hoje é o prédio da UD Vila Galvão.
Adquirido o terreno, da atual U.L.P., em 1959 sendo inaugurado o primeiro prédio em 1962.
Contamos com mais de 553 pacientes residentes na U.L.P. e mais de 1.200 pacientes no ambulatório de V. Galvão (estes residem com suas famílias).
Realizamos empréstimo de material ortopédico para a comunidade.
Atualmente a Instituição emprega 2000 funcionários.
Fundação Espírita André Luiz
Fundada em 1990.
Em 1963, a Rádio Clube de Sorocaba e 1964 a Rádio Difusora, na cidade de Guarulhos, somente em 1975 que viria a ser chamada Rádio Boa Nova.
Clube Amigos da Boa Nova criado em 2000.
Em também em 2000 a Editora e Distribuidora Mundo Maior.
A TV Mundo Maior inaugurada em 2006 e em 2011 a Mundo Maior Filmes.
Em 2009 foi adquirida a Fundação Educativa e Cultural Rio Verde (geradora de TV- radiodifusão na cidade de Três Corações, onde transmite a programação da TV Mundo Maior).
Em 2010 foi a vez de conquistarmos a Associação Cultural de Ouro Fino (retransmissora da TV Mundo Maior).
A FEAL também atende e administra a Associação Cristã Luiz Carlos Elo de Amor Casa da Criança – uma creche com aproximadamente 350 crianças.
Retransmissoras de Jatai - Goiás
Mais informações sobre a história do centro podem pesquisar o relatório anual disponível em: