Assistência Espiritual

Assistência Espiritual

DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

Em momentos sociais de instabilidade e crise, como vivenciamos atualmente, a busca pela religiosidade, esta ligação com o Divino, também passa por escolhas que poderão fortalecer a jornada e a certeza de que tudo passa, mas que o aprendizado deve valer a pena.

Isto mais do que nunca foi vivenciado no trabalho diário realizado por esta Divisão, que teve o retorno de seus voluntários e do público atendido.

Manter a boa sintonia com a espiritualidade orientadora de nossas atividades e com os anseios de nossos atendidos resultou em temáticas mais atuais nas realizações das palestras e a constante conscientização da terapia magnético-espiritual que oferecemos. A busca pelo conhecimento doutrinário que alenta e orienta e o trabalho em promoção ao desenvolvimento do ser que somos.

Atividades

Plantão de Orientação

Atendimento Fraterno , ao público, que procura auxiliar, sob a orientação do Evangelho de Jesus e da Filosofia Espírita, proporcionando um melhor caminho para a solução de problemas, apresentados pelos atendidos em entrevista. É o Plantão de Orientação a porta de entrada do Centro, por ele o frequentador, além de receber orientações, é encaminhado para tratamento de passes; reunião pública; recebe informações sobre os cursos oferecidos pelo Centro e indicações de leituras.

Aplicação de Passes

“Transfusão de energias benéficas refazendo nossas forças físicas e espirituais” (André Luiz). São aplicados todos os dias em que é realizada a Reunião Pública, beneficiando o público terapeuticamente todos que dele se utiliza. O Passe em nosso Centro é o do tipo misto, ou humano/espiritual, quando os Espíritos combinam seus fluidos com o do passista.

Reunião Pública

Realizada diariamente em diversos horários, são as palestras abertas ao público que trazem temáticas atuais sob a orientação da Doutrina Espírita. É parte fundamental do tratamento de passes porque é neste momento que movimentamos a transformação interna através da reflexão, permitindo assim os benefícios energéticos do passe.

Reuniões de Orientação aos Espíritos

Realizado por grupo de trabalhadores com treinamento específicos para a tarefa. Objetiva atender os espíritos manifestantes com a orientação necessária a cada um. Esta atividade não tem a participação pública (diretamente).

Orientação pela Internet

Tem a mesma característica do Plantão de Orientação, só que adaptado para atendimento por e-mail, sempre visando a orientação, mas nunca se esquecendo que a freqüência em um Centro Espírita proporciona melhor apoio.

Energização 

Em março de 1999 teve início o trabalho com a formação do primeiro grupo, hoje já contamos com nove grupos que oferecem tratamento de vibrações fluídicas, fluidificação de água e passes para os pacientes da U.L.P., de 2ª a 6ª – feira.

Os grupos são separados de acordo com o tipo de enfermidade, escolhidos de comum acordo com a Diretoria Clínica e sempre que possível há uma rotatividade com os demais assistidos pela Instituição. Após o término dos trabalhos os integrantes dos grupos também aplicam passes diários em 12 pacientes que são atendidos nas suas respectivas unidades, aplicam-se por volta de 4.368 passes durante o ano, devendo este número aumentar ou diminuir conforme frequência.

Grupo de Apoio

São equipes que visam atendimento a assuntos especiais com soluções diferenciadas, ficando com a seguinte redação:

. Grupo de Apoio Fraterno ao Dependente Químico e Familiares

Que é responsável em atender pessoas com a problemática de dependência química (familiares e ex-usuários). O Grupo se reúne uma vez por semana na Unidade de Santana e de Vila Galvão, oferecendo atendimento especializado por psicólogos voluntários, aplicação de passes e reuniões que abordem temas específicos sobre autoestima e autotransformação dos envolvidos.

. Grupo de Atendimento às mães de filhos portadores de deficiências atendidos no Ambulatório de Via Galvão

Que será responsável em organizar e promover palestras gratuitas com o apoio de voluntários, além de atendimento fraterno às mães cujos filhos são portadores de deficiências. Os palestrantes e os temas sugeridos pelas mães serão escolhidos pelo Conselho Doutrinário com o aval do Conselho Diretor.

. Grupo de Apoio Familiar – Relacionamento Familiar

Através de reflexões no grupo identificar questões e dúvidas existentes nas relações intra e interpessoais, dentro do universo familiar. O atendimento será realizado por psicólogos voluntários uma vez por ano durante 8 semanas na Unidade Doutrinária de Santana.

* Trabalhos realizados em parceria com a Divisão de Trabalhos Externos

 

ATENDIMENTOS UNIDADES DOUTRINÁRIAS DADOS DE 2017
FREQUÊNCIA TOTAL DE PASSES
SANTANA 90.178 59.738
V. GALVÃO 24.086 16.969
V. GUSTAVO 3.024 3.754
U.L.P. 1.411 1.646
J. EVANGELISTA 1.482 1.359
TOTAL 121.069 82.107