Pena de Morte e Crimes Hediondos


Eliseu F. Mota Júnior nasceu em Franca - São Paulo. Exerceu a Promotoria de Justiça nas comarcas de Itapeva, Santa Fé do Sul, Guaíra, São Paulo - Capital (onde trabalhou na Casa de Detenção), foi também promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude e lecionou Direito Penal na Faculdade Municipal de Direito.

Portanto, reúne as condições necessárias para tecer comentários sobre a temática abordada no livro.

Além disso, conhece a Doutrina Espírita em profundidade, esse talvez o maior e mais importante fator para as suas colocações. Na Introdução, o autor apresenta o livro de Fernando Ortiz. "A filosofia penal dos espíritas - estudo de filosofia jurídica" tradução do Dr. Carlos Imbassalhy.

Encontraremos às respostas as questões mais atuais sob o enfoque da violência que o Mundo atravessa: - A pena de morte será a solução, ou outro problema para a criminalidade violenta? - O que são crimes hediondos? - Quem são os seus autores? - O Estado tem o direito ou o poder-dever de punir? Encontraremos as respostas dadas pelo autor com muita ponderação e equilíbrio, vale a pena conhecer essa obra tão importante.

Bibliografia: À Luz do Espiritismo de Eliseu F. Mota Júnior, 1a. edição, março de 1994.

Ana Gaspar